homem organizando processo de vendas de sua empresa

9 Vantagens De Ter Um Processo De Vendas Organizado

Spread the love

Por mais que um vendedor tenha um discurso afiado, sem organização é muito difícil alcançar – ou quem dirá – bater metas. Além de saber negociar, um vendedor precisa adotar ferramentas que ajudam a organizar seu processo de vendas.

 

Por outro lado, devido à correria na rotina, os profissionais da área de vendas acabam perdendo negócios e inúmeras oportunidades. Sendo assim, organizar processos é fundamental para realizar uma venda bem-sucedida.

 

Um processo de vendas é uma maneira de orientar todos os passos da sua equipe para garantir que ela desempenhe suas atividades com mais facilidade em menos tempo e com mais resultados.

Aaron Ross, o guru das vendas e autor do livro Predictable Revenue, conseguiu gerar em apenas alguns anos cerca de R$ 100 milhões em receitas extras para a Salesforce. Tudo graças à organização de seus processos de vendas.

 

“Um processo ruim é melhor que nenhum processo, porque você pode melhorar algo que existe, mas não o que não existe.”

Aaron Ross

 

Uma das etapas cruciais no processo de vendas é a do gerenciamento de pedidos. Pode-se dizer que a forma com que o vendedor e a empresa conduzem a gestão de pedidos determina o sucesso ou fracasso de uma negociação.

Isso porque a gestão de pedidos pode travar vendas, atrasar entregas e, lá na frente, decepcionar ou frustrar clientes que, consequentemente, têm grandes chances de não voltarem a comprar em sua empresa novamente.

 

Então antes de continuar, pergunte-se: que nota eu dou para a gestão dos meus pedidos?

 

Um processo comercial bem organizado também passa pela adoção de ferramentas que garantem mais agilidade e eficiência em todas as etapas de uma venda, mas principalmente durante o gerenciamento de pedidos.

Uma boa maneira de começar a organizar seus processos de venda é realizando um diagnóstico da sua área comercial.

 

Se eu te disser que com isso a sua lucratividade pode aumentar várias vezes?

 

Mas não é só esse benefício de um processo de vendas bem estruturado. Reunimos outros motivos para te convencer sobre a importância da organização dos processos de vendas.

 

equipe organizando seu processo de vendas

As 9 vantagens de ter um processo de vendas organizado:

1 – Erre menos

Redução de falhas durante execução das atividades, uma vez que os escopos já foram definidos.

 

2 – Otimize o tempo

Menos desperdício de tempo, já que cada integrante da equipe sabe o que, quando e como desempenhar cada atividade.

 

3 – Aperfeiçoe a gestão

Com informações relevantes é mais fácil fazer a gestão da equipe e das etapas de uma negociação.

 

4 – Produza mais

É inquestionável que um processo de vendas organizado ajuda a aumentar a produtividade da sua equipe de vendas.

 

5 – Entenda os clientes

Entendimento mais amplo sobre o perfil dos clientes e prospects e do que seu produto/serviço é capaz de entregar a eles.

 

6 – Supere as metas

Quando um vendedor possui informações organizadas, tem mais condições de negociar de forma inteligente para bater as metas.

 

7 – Melhore o pós-venda

Contribui para o follow up, já que um vendedor bem organizado é mais pontual e vai recordar quando deve retornar ao cliente.

 

8 – Alinhe as expectativas

Organizando o processo é natural os gestores definirem resultados esperados e indicadores de produtividade e performance.

 

9 – Motive sua equipe

A organização de vendas também tem a ver com reconhecer o desempenho das pessoas. E reconhecimento no trabalho traz motivação e resultados.

Mas compreenda uma coisa importante: o efeito de todas essas vantagens só será positivo quando a empresa compreender que os processos de vendas precisam envolver todos os personagens da equipe de vendas.

 

Criar processos de vendas objetivos e concisos é fundamental para que a venda aconteça. Eles são responsáveis pelo desenvolvimento de um time de alto desempenho e pela eficácia no relacionamento dos clientes.

 

Com o processo estruturado e implantado, você também vai identificar com mais facilidade os pontos de melhoria. E o treinamento de novos vendedores deixará de ser tão subjetivo e complexo.

 

Acho que deu para entender um pouco melhor como organizar um processo de vendas pode transformar suas vendas e motivar sua equipe.

 

E agora, que tal colocar tirar as ideias do papel e começar a organizar seus processos de vendas? Comece agora, garanto que todo esforço vai valer a pena!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *