A importância do Enem para os estudantes brasileiros

Como se preparar para o Enen
Spread the love

O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, criado em 1998 teve como primeiro objetivo avaliar o Ensino Médio. Ele é organizado e aplicado pelo Inep, nas mais diversas cidades brasileiras.

Em 2009 ele começou a ser usado por algumas universidades públicas para ingresso em seus diversos cursos de graduação.

Áreas do Enem

O Enem avalia as quatro áreas do ensino que são:

Ciências Humanas e suas tecnologias: Geografia, História, Filosofia e Sociologia.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Física, Química e Biologia.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Educação Física, Artes e Tecnologias da Informação e Comunicação.

Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

Resultado do Enem

 O resultado do Enem é divulgado no mês de janeiro e suas notas são utilizadas pelos estudantes para inscrição no Sisu, que é o Sistema de Seleção Unificada, que oferece mais de 300.000 vagas, em diversas instituições públicas de ensino.

As universidades divulgam seus cursos através do termo de adesão com MEC, informando os cursos, vagas e modalidades de vagas; além das notas mínimas e pesos das notas do Enem.

Classificação de Candidatos pelo Sisu

Conforme edital do Sisu, a classificação no processo seletivo do Sisu observará o disposto no art.19 da Portaria Normativa MEC nº 21, de 2012, bem como a seguinte ordem de critérios:

I- Maior nota na redação;

II – Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;

III – Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;

IV – Maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

V – Maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Outras aplicações das notas do Enem

A importância do Enem para os estudantes brasileiros

 Abaixo as demais aplicações das notas do Enem

-Bolsas do Prouni: A nota do Enem vale também na disputa bolsas de estudo pelo Prouni, Programa Universidade para Todos, nas Faculdades privadas. São dois tipos de bolsas: 100% ou de 50% do valor das mensalidades.

-Financiamento Fies: Para quem quiser estudar em Faculdade particular e optar pelo financiamento pelo Fies- Programa de financiamento Estudantil, também é preciso ter feito o Enem. O candidato estuda primeiro, e só paga depois que terminar a graduação.

-Vagas no Pronatec: Cursos Técnicos Gratuitos nos Institutos Federais. A nota no Enem valerá também para disputar vagas no Programa Nacional de Acesso a Cursos Técnicos, o Pronatec. São duas etapas de inscrição por ano, no mesmo procedimento utilizado para disputar as vagas das universidades no Sisu.

Complemento ao vestibular: Várias instituições utilizam as notas do Enem como complemento para o Vestibular.

– Substituição ao Vestibular: Diversas instituições utilizam as notas do Enem para ingresso em seus cursos de graduação, de forma que o estudante fique dispensado de realizar as provas para ingresso, inclusive para o curso de Medicina.

Seleção para vagas ociosas: Após todas as chamadas pelo Sisu, as universidades públicas utilizam as notas do Enem para ingresso nas vagas ociosas de seus cursos.

Seleção para transferência de cursos de graduação: As instituições têm utilizado as notas do Enem para selecionar os candidatos a transferência para seus diversos cursos de graduação.

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*