Como funciona a Taxa Selic

taxa selic
Spread the love

Vamos falar da taxa Selic, essa taxa é muito importante, principalmente para quem é investidor. Se você ainda não sabe qual o impacto que essa taxa causa nos seus investimentos está na hora de aprender.

De fato, os investidores iniciantes que ainda não conhece, não podem deixar de conhecer. Essa taxa influencia as taxas de juros de vários tipos de operação financeiras, incluindo o CDI.

O que é a Taxa Selic?

Significa Sistema Especial de Liquidação de Custódia. A taxa também é conhecida como taxa básica de juros da economia.  A Selic é utilizada para operações ligadas a títulos públicos federais e tem grande influência na economia geral.

Ela varia conforme o tempo, geralmente a taxa é calculada anualmente. No entanto, o Banco Central tem o controle e pode efetuar mudanças. Portanto, antes de fazer investimentos é sempre bom saber qual a taxa Selic hoje, ou no tempo em que o investimento será efetuado, pois, alguns investimentos sofrem alteração na rentabilidade de acordo com a taxa.

Como investir na taxa Selic

A taxa Selic serve como base para outras taxas bancárias, geralmente a taxa Selic Meta é a menor taxa econômica existente. O COPOM – Comitê de Política Monetária é responsável por apresentar as diretrizes para a taxa de juros anual.

Sendo a média de juros retirada pelo governo dos empréstimos bancários. O aumento da Selic força os bancos a fazerem empréstimos ao governo, pois, o governo paga bem melhor que outros bancos. Quando a baixa, os empréstimos bancários são destinados ao consumidor, pois, os bancos conseguirão mais lucros.

Sendo assim, é necessário sempre estar de olho na taxa Selic hoje, ela funciona como uma base para o aumento ou diminuição de todos os juros bancários. Tem vários sites que mostram como está o acumulado no ano, com base no site do Banco Central.

Como a taxa Selic altera seus investimentos

De acordo com o tipo de investimento que você faz, a rentabilidade aumenta ou diminui com a variação da Selic. Por exemplo, se você investir no Tesou Selic o aumento da taxa Selic vai aumentar a rentabilidade sobre o valor investido.

Veja a diferença em outros tipos de investimentos:

  • Poupança: a caderneta 8,5% ao ano a caderneta de poupança renderá 0,5% ao mês mais taxa referencial. Já se a taxa for inferior ou se igualar a 8,5% ao ano a poupança renderá 70% da taxa Selic de acordo com o período do investimento.
  • Certificado de Depósito Interbancário (CDI): o CDI também é influenciado pela taxa Selic, sento assim todos os investimentos de renda fixa também.

Você deve conhecer e analisar de acordo com o tipo de investimento que deseja fazer. Desta maneira, você poderá escolher a melhor rentabilidade e poderá ter mais lucros nos investimentos, que é a real meta de todo investidor.

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*