Vatagens do Google Acadêmico

Vantagens do Google Acadêmico

Spread the love

O acesso a informação confiável quando a internet surgiu era muito difícil de ser encontrado.

Nessa época, era muito mais difícil fazer um trabalho escolar por exemplo, isso se deve ao fato de o material de consulta eram livros, quer ou eram comprados ou deveriam ser alugados numa biblioteca.

Visando melhorar o acesso à informação confiável para o desenvolvimento escolar, o Google lançou o Google Acadêmico, através dele é possível consultar artigos, livros, enciclopédias, jornais e outros materiais para pesquisa acadêmica.

Isso fez com que o tempo para desenvolver um trabalho ou realizar uma pesquisa fosse extremamente otimizado.

Além disso, você pode publicar suas próprias teses, dissertações e artigos científicos no Google Acadêmico, ampliando o material que poderá ser consultado por outras pessoas.

O que é Google acadêmico

O Google Acadêmico, ou Google Scholar é uma das dezenas de ferramentas que o Google oferece gratuitamente.

O Google Acadêmico foi lançado em 2004 mas só em 2006 ele foi otimizado para melhorar a experiência das pesquisas.

Essa ferramenta é hoje uma das principais fontes para pesquisa acadêmica, onde os artigos e publicações mais relevantes aparecem melhores posicionadas.

O Google Acadêmico pode ser utilizado para qualquer tipo de busca, independente da área, desde o aprofundamento de procedimentos estéticos realizados por clínicas estéticas até um estudo físico-científico sobre baterias automotivas.

Todo o conteúdo da base de dados do Google Acadêmico é gratuito, porém, se você possui acesso às bibliotecas pagas como a Harvard, você consegue incluir todo o material dessas bibliotecas ao Google Acadêmico, otimizando sua busca.

Quais as vantagens do Google acadêmico?

A ordenação dos resultados é realizada através da relevância dos materiais, além disso, existe uma busca avançada, o que permite que você realize filtros nas pesquisas, proporcionando resultados mais assertivos ao que você busca.

Os filtros da busca avançada incluem:

  • Busca por data;
  • Busca por período;
  • Busca por autor;
  • Definição de alertas caso o conteúdo marcado seja publicado.

Além disso, você ainda pode realizar as seguintes ações:

  • Salvar conteúdos na sua biblioteca;
  • Criar um perfil público, onde você acompanha as citações ao seu nome;
  • Atualizações, que exibe as atualizações de artigos que você buscou anteriormente.

Quais as desvantagens do Google acadêmico?

O Google Acadêmico, apesar de ser uma ótima ferramenta, possui algumas desvantagens, são elas:

  • Algumas áreas não possuem materiais;
  • Assim como a ferramenta de pesquisa do Google, o Google Acadêmico possui uma hierarquização onde o conteúdo mais citado aparece primeiro.

Como usar o Google acadêmico?

Por mais que o Google Acadêmico ainda tenha o que melhorar para facilitar nossa vida, apoiamos a ferramenta e reconhecemos que ela é revolucionária.

Para acessar a ferramenta basta entrar no buscador: https://scholar.google.com.br/

A página é extremamente parecida com a ferramenta padrão de pesquisas do Google, portanto, basta digitar o que você procura e clicar na lupa para buscar.

Vale lembrar que utilizar palavras-chave na hora de pesquisar pode melhorar os resultados.

Como já mencionamos, você pode utilizar os filtros da busca avançada para potencializar o match de resultados de acordo com o que você está buscando.

Uma curiosidade do Google Acadêmico é que abaixo do campo de pesquisa tem escrito a frase “Sobre os ombros de gigantes”, que é uma metáfora cujo significado é “descobrir a verdade a partir de descobertas anteriores”.

Google Acadêmico: Pesquisa de Livros

Como uma forma de ampliar o conhecimento a ser acessado, você pode fazer pesquisas pelo nome dos autores ou pelo título da obra.

Além disso, você pode utilizar um trecho ou frase de um determinado livro para poder encontrá-lo caso ele esteja catalogado.

Publique seu artigo no Google Acadêmico

Se você trabalha no desenvolvimento de pesquisas ou não, você pode realizar publicações de artigos, teses e até mesmo, livros da sua autoria.

Após a criação do seu perfil, você será encaminhado para uma tela com “artigos e materiais que possivelmente são da sua autoria”.

Nesta tela você seleciona os artigos onde você participou da criação e depois avança. Com isso, automaticamente a atribuição de autoria dos artigos é direcionada a você.

Feito isso, você será encaminhado para a página do seu perfil, onde você poderá realizar novas publicações públicas.

Você também pode acompanhar a repercussão das suas publicações em todo o mundo. Basta selecionar a opção “atualização automática” para cada publicação para ativar a notificação de repercussão.

Recomendação importante: Sempre publique conteúdo relevante e autoral, ou seja, sem plágio, isso é válido para artigos, teses e monografias. Isso fará com que a autoridade das suas publicações seja aumentada logo no início.

Extensão Google acadêmico no navegador

O Google criou uma extensão para o Google Acadêmico que pode ser adicionada no Google Chrome e no Mozilla Firefox para tornar melhorar a acessibilidade da plataforma.

A extensão possibilita que você utilize todos os recursos da plataforma sem ter que acessá-la diretamente, ou seja, ela potencializa a sua produtividade.

Conclusão

Esperamos que tenha gostado desse artigo sobre o Google Acadêmico, nos esforçamos para tornar esse conteúdo o mais minucioso possível, para conter tudo o que você possa buscar sobre esse assunto.

Além disso, tentamos responder eventuais perguntas que você possa ter com relação a essa plataforma do Google.

Caso tenha gostado esse artigo, compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais!

Outros artigos do nosso blog que podem ser do seu interesse:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *